AGUARDENTE VÍNICA LOURIANA XO DOC LOURINHÃ
Esta aguardente com denominação de origem controlada Lourinhã, é obtida a partir de vinhos de baixo de teor alcoólico, ricos em ácidos orgânicos. Destilação é obtida em coluna de cobre em 18 (tipo Armagnac). Feito com as uvas Alicante, Malvaria Rei ( Seminário) e Tália.
Cor topázio acastanhado e laivos esverdeados, aroma intenso e frutado, com notas de baunilha, madeira, café e frutos secos. Na boca é macio, doce, com ligeiro fumado e persistente. O envelhecimento é feito ao longo dos anos em cascos de carvalho francês e carvalho português.
A região da Lourinhã está ligada à produção vitícola desde há muito tempo, como se pode perceber pela carta de Foral, dada pelo D. Jordão, com autorização do rei D. Afonso Henriques. Também se faz referência a esta zona em diversa documentação ligada à história da viticultura portuguesa. A 7 de Março de 1992, o empenho e labor de tantos, juntamente com a elevada qualidade da aguardente, viu o seu mérito reconhecido com a publicação do Decreto-Lei nº34/92 que estabelece a Região Demarcada da Aguardente Vínica de Qualidade com Denominação de Origem Controlada “Lourinhã” (1) aquela que constitui a primeira e única região demarcada do país somente para produção de aguardentes. É uma das três regiões no espaço Europeu, em posição de igualdade com as célebres aguardentes Francesas, Armagnac (2) e Cognac (3).
- Região
- LISBOA
- Grau
- 40º
- Capacidade
- 700 ML