AGUARDENTE DA LOURINHA XO DOC MATRIZ
A qualidade da aguardente depende também das condições ambientais onde é envelhecida. O envelhecimento deve apresentar baixa luminosidade, ausência de ventilação, humidade relativa alta e constante. O envelhecimento tem a duração mínima obrigatória de 2 anos antes da comercialização, sendo que nós Adega Cooperativa da Lourinhã não produzimos aguardente com menos de 5 anos, é exclusivamente feito em barris de carvalho português, carvalho francês (allier e limousin) e castanheiro com capacidade inferior a oitocentos litros com vários tipos de tostas: ligeira, média e forte. A Aguardente DOC Lourinhã, apresenta-se como pura sem qualquer adição de corantes, nomeadamente, caramelo como meio para adaptar a cor. A sua cor, suavidade e aromas são dadas pelo rigoroso método de envelhecimento.
Da uva até ao produto final engarrafado, a Aguardente DOC Lourinhã, é realizado na região demarcada Lourinhã, em que todo o processo: desde as castas, a vinha/solo, a vinificação, a destilação, o envelhecimento, filtragem, enchimento e rotulagem. Todos estes processos são controlados pela Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa, entidade certificadora Portaria nº 739/2008. D.R. nº 149, série i de 2008-08-04.
As Castas utilizadas são maioritariamente portuguesas, estas foram aprovadas em Decreto-Lei nº323/94. As castas brancas são: Alicante-Branco, Boal Espinho, Marquinhas, Malvasia Rei (Seminário), Tália, Fernão Pires, Rabo de Ovelha, Seara Nova e Vital. As castas tintas: Cabinda, Castelão e Tinta Miúda.
- Região
- DOC LOURINHÃ
- Grau
- 41%
- Potencial de Guarda
- LONGO PRAZO
- Capacidade
- 700 ML