O Bluníssima é o superlativo absoluto de Monte Bluna, só produzido nos melhores anos, quando a natureza o permite e a arte o consegue.
Provém de uma vinha com quase meio século, localizada em Arruda dos Vinhos e é o resultado do critério e do detalhe. É a dádiva da melhor seleção da uva na vinha e na adega e de uma maceração, fermentação e transformação suaves e generosas, que visam a complexidade, potência, sedução e elegância.
O Bluníssima tem cor rubi profundo, no aroma apresenta fruta vermelha madura, notas de bosque e mentoladas e agradáveis sugestões de couro. Madeira bem integrada a trazer especiarias doces e fumados, tudo assente em fundo de pedra calcária. Na boca é sedutor e requintado, com corpo e frescura cativante, estruturado, com taninos robustos, mas delicados.
O melhor vinho, quando a natureza o quiser. Os homens tudo farão para não interferirem no labor constante da vinha, acaso dos Deuses, dando apenas o seu humilde saber, tradicional e tecnológico, para a manter e proteger. Tudo é feito em equilíbrio com o meio, daí resultando uma simbiose que constantemente procura a perfeição. Depois o tempo, esse desconhecido… a tranquilidade e a pressa, pois nem tudo deve ser calmo, misturam-se em turbilhão, serenamente. Aqui nada é pré-programado, tudo resulta do que o tempo muda e como o faz. Finalmente, a criatividade e a ousadia farão a diferença nesta arte de artífice, esta perene busca de algo mais, procura de algo melhor, para sempre chegar aqui. E o tocar a si. De uma terra ancestral, o melhor vinho, apenas quando a natureza o quiser.
- Ano
- 2020
- Casta
- VINHAS VELHAS
- Temperatura a Servir
- 16-18ºC
- Região
- LISBOA
- Grau
- 14º
- Potencial de Guarda
- CURTO / MÉDIO PRAZO
- Capacidade
- 750 ML