Preço por garrafa.
Produzido em homenagem a Dona Antónia Adelaide Ferreira. Um vinho muito raro, só produzido em anos excepcionais, e em quantidades muito reduzidas (2200 garrafas).
Aroma muito concentrado. Com notas balsâmicas de carvalho, figo, ameixas pretas e tabaco. Sabor encorpado, firme, maduro com taninos acetinados. Notas minerais e um final complexo e persistente muito elegante.
O solo é predominantemente xistoso.
A produção destas vinhas, que têm uma densidade de plantação de 7.000 plantas por hectare, é em média de 400g por planta, o que equivale a 2,800 Kg por hectare.
O ADELAIDE provém de uma parcela de vinhas muito velhas (algumas com mais de cem anos), com uma mistura de mais de 30 castas diferentes, com predominância das seguintes: Touriga Franca, Rufete, Tinta Roriz, Tinta Amarela, Tinta Barrroca, Tinta Nascida, Malvasia Preta, Mourisco, Bastardo, Touriga Nacional, Tinta Bairrada, Tinta da Barca, Tinta Francisca, Tinta Carvalha, Moscatel de Hamburgo, Tinta Pomar, Piriquita, Moreto, Sultanina, S. Saúl, Casculho e Preto Martinho.
O solo é predominantemente xistoso. A produção destas vinhas, que têm uma densidade de plantação de 7.000 plantas por hectare, é em média de 400 gramas por planta, o que equivale a 2.800 Kgs por hectare. Estas vinhas estão entre as vinhas com menor produção por hectare, a nível mundial.
- Ano
- 2016
- Casta
- VINHAS VELHAS
- Temperatura a Servir
- 16-18ºC
- Região
- DOURO
- Enólogo
- Francisco Olazabal
- Grau
- 14.5º
- Potencial de Guarda
- LONGO PRAZO
- Capacidade
- 750 ML