O Syrah é produzido a partir da seleção dos melhores lotes de Syrah desse ano compondo assim um lote final que estagiou 16 meses em barricas de carvalho francês (50%) e Carvalho americano (50%).
De cor violeta escuro, apresenta notas intensas de frutos pretos. Um vinho redondo, de estrutura firme e persistente. Nariz exuberante com notas mentoladas, terminando com notas de amêndoas tostadas da barrica.
Situada no sopé da Serra D’Ossa, a apenas 35km a norte de Évora, a Herdade da Maroteira é uma propriedade de 152ha que pertence à mesma família anglo-portuguesa há 5 gerações, desde meados do século XIX. Nessa altura, Robert Reynolds investiu no montado de sobro alentejano para satisfazer as necessidades da indústria do Vinho do Porto no norte de Portugal.
Durante cerca de 150 anos, para além da cortiça, a herdade produziu principalmente gado e alguma azeitona. Em 2000, Philip Mollet, atual proprietário e gestor, revolucionou a estratégia da quinta e plantou vinha. A casta Syrah escolhida revelou-se um enorme sucesso sob a forma do mundialmente aclamado vinho Cem Reis. Mais tarde, uma encantadora seleção de tintos, brancos e rosés resultou da plantação de vinhas Alicante Bouschet, Aragonêz e Touriga Nacional num vale aberto.
- Ano
- 2021
- Casta
- SYRAH
- Temperatura a Servir
- 16-18ºC
- Região
- ALENTEJO
- Enólogo
- ANTÓNIO MAÇANITA
- Grau
- 16º
- Potencial de Guarda
- CURTO / LONGO PRAZO
- Capacidade
- 750 ML