Lote de Encruzado e Arinto sem passagem por madeira, evidencia untuosidade dada pela “batonnage” em inox. Com apontamentos cítricos e florais, ganha complexidade com o estágio em garrafa. Evidenciando ligeira doçura aromática, a acidez dá-lhe equilíbrio e muito nervo.
A cor é amarela, brilhante e límpido. No nariz é exuberante, onde os cítricos do limão se misturam com a doçura do aroma a rosa, no copo vai abrindo para a maça verde e nuances aromáticas a violetas, sempre com um lado muito verde, na boca nada é predominante, a acidez e a gordura equilibram-se tornando o vinho muito elegante, mantém-se longo numa suavidade harmoniosa, enche a boca.
Na Quinta da Alameda, o solo de base granítica, a exposição dos vinhedos e a altitude de 400 metros sustentam o perfil dos vinhos definidos pelos seus proprietários, como “puros e genuínos do DÃO”, estando a sua enologia a cargo da enóloga Patricia Santos – vinhos marcados pela elegância, equilíbrio, frescura e mineralidade que resgatam o paradigma singular e distinto dos vinhos do Dão.
- Ano
- 2021
- Casta
- ARINTO
ENCRUZADO
UVA CÃO - Temperatura a Servir
- 8-10ºC
- Região
- DÃO
- Grau
- 12º
- Potencial de Guarda
- MÉDIO / LONGO PRAZO
- Capacidade
- 750 ML