MOSQUEL ARINTO 2022
Cor verde cristalino com reflexos palha. No nariz apresenta notas de flores brancas tipo jasmim, limão, lima e uma mineralidade característica da região. Na boca a frescura domina o conjunto com as notas cítricas a acrescentarem dimensão à prova, aromáticas tipo menta e poejo ajudam a elevar um vinho que reúne as características de um bom arinto com acidez e frescura a terminar a prova, no final a mineralidade e suavidade são dominantes deixando vontade de o provar novamente.
Clima:
O ano de 2022 foi caracterizado como um ano quente, mas sem picos de temperatura. Foi um ano de seca extrema desde janeiro a novembro, o que influenciou bastante o desenvolvimento vegetativo da vinha. Foi um ano de produções baixas e bago pequeno com teores alcoólicos bastante elevados e acidez baixa, obrigado os produtores a vindimar mais cedo do que o previsto para obter vinhos de qualidade.
Vindima:
Vindima manual durante o período mais fresco do dia. As uvas são criteriosamente selecionadas na adega e desengaçadas. A seguir ao esmagamento as uvas ficam em maceração pré-fermentativa durante 6 horas a frio e sem contacto com oxigénio. Após este processo são levemente esmagadas para se obter o mosto de lágrima. Fermentação ocorre em cubas de inox com controlo de temperatura durante 25 dias. O vinho completa 7 meses de estágio sur lies até à preparação para engarrafamento
- Ano
- 2022
- Casta
- ARINTO
- Temperatura a Servir
- 8-10ºC
- Região
- LISBOA
- Enólogo
- António Figueiredo
- Grau
- 13º
- Potencial de Guarda
- MÉDIO PRAZO
- Capacidade
- 750 ML